Neste novo podcast, Antônio Melo comenta sobre a atual condição de estrutura e mobilidade do trânsito em Ribeirão Preto.
Os comentários envolvem desde o modo de planejamento para a realização do projeto, a qualidade do serviço e a falta de atenção em pontos que acabam impactando até no comércio da cidade.
A política vai além dos gabinetes, e ela está presente no nosso cotidiano em todos os detalhes.
Em novembro de 2023, período de gravação deste novo podcast Spotify, a cidade está com obras por praticamente todas as regiões do município. Tais construções são decorrentes do programa Ribeirão Mobilidade, que se realiza por meio dos corredores de ônibus, o túnel e outros pontos de possíveis melhorias para a circulação de pessoas no município.
Portanto, sendo assim, essas obras acabam gerando diversos bloqueios. Em especial no centro, difícil está a locomoção sem informação. Tão sem informação a ponto de nem os agentes de trânsito estarem sabendo do que ocorre nesses meios. Sem qualquer ajuda para controle em cruzamentos, como exemplo na Francisco Junqueira, a bagunça se estabelece acompanhada pelo stress.
Além do caos na circulação de veículos, o problema também acaba atingindo o comércio. Como exemplo, a própria Francisco Junqueira e também a avenida Nove de Julho. Pode-se dizer também da avenida Independência. Em entrevista com os próprios comerciantes, fui informado que o impacto das obras foi maior que o impacto da pandemia da Covid-19. Destaca-se também a revolta dos comerciantes da avenida Dom Pedro I, no bairro Ipiranga. O mais recente de todos: bloqueio no trânsito que precisou ser adiado após mobilização de comerciantes. Caso contrário, lojas seriam bloqueadas durante a Black Friday.
O resultado final disso tudo, contudo, será para quem até lá viver.