ARTIGO

Museus abandonados provam o descaso pela cultura em Ribeirão

Mesmo após decisões judiciais e licitações de restauro, os museus do Café e Histórico estão abandonados há quase uma década
Museus estão abandonados desde 2016 | Foto: Rede social

Em meados de outubro de 2023, após visita do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural nos museus do Café e Histórico, fotos que retratavam a condição de abandono dos acervos em ambas as instalações passaram a circular nas redes sociais. 

O fato, pouco abordado pela mídia de Ribeirão Preto, aponta para o descaso da administração pública da cidade com a cultura municipal e a história desta. 

Construído no início da década de 50, o Museu do Café  guarda a mais importante coleção de peças do Estado de São Paulo sobre a História do Café.

Seu acervo (já foi) formado por grandes esculturas, carros de boi, troles, máquinas de beneficiamento de café, além de fotos do período áureo do café na região de Ribeirão Preto. Suas peças alusivas à cultura do café, foram coletadas na região e em outros Estados, principalmente Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Museu Histórico, por outro lado, originou-se por iniciativa do seu patrono Plínio Travassos no ano de 1938, com o objetivo de criar um Museu em Ribeirão Preto. Ambos os prédios estão instalados no campus da USP-RP, na zona Oeste. 

Ordens ignoradas

 

Em dezembro de 2017, a Justiça determinou o prazo de 90 dias para o início das obras de restauro nos museus do Café e Histórico. 

Com multa diária de R$ 1 mil por atraso, o documento ainda previa o monitoramento e controle ambiental com vistas à preservação do acervo de eventual umidade e temperatura excessivos, o controle sanitário e periódico de vetores e pragas urbanas na área interna e externa, a elaboração de projeto técnico para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), entre outros pontos de cuidado. 

Quase um ano depois, em setembro de 2018, a promotoria constatou que nenhuma medida solicitada foi cumprida pela administração local. A análise foi realizada por engenheiro do Ministério Público e uma analista jurídica. 

Após o período de pandemia, em dezembro de  2021, sem qualquer alteração na realidade de anos antes, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, durante reunião no Palácio Rio Branco, o projeto executivo de arquitetura e engenharia para reforma e restauro do complexo dos museus Histórico e do Café. 

Na ocasião, conforme o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou, existia uma movimentação para levantar formas de financiamento e outras fontes de recursos para custear a obra, de aproximadamente R$ 15 milhões.

“O projeto é excelente e trabalhando de forma ininterrupta, conseguiremos entregar a obra completa em três anos”, afirmou o político durante a apresentação do projeto. 

Além de prometer o restauro dos dois museus, Nogueira ainda anunciou a reforma da Casa do Colono, coreto e belvedere, os jardins e o entorno, com cercamento do complexo, a construção de um prédio novo para reserva técnica e um novo local de estacionamento.

Quase um ano após o anúncio realizado na sede da Prefeitura Municipal, o projeto foi esquecido pela falta de arrecadação da verba essencial para a atividade de restauro. 

A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto informa que os projetos arquitetônicos para restauro e requalificação dos museus e construção da reserva técnica encontram-se em fase de análise e aprovação por parte do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto.

Atualidade

Em 17 de outubro de 2023, membros da Secretaria da Cultura e Turismo estiveram no Museu do Café na cidade de Santos, em uma reunião para debater processos de trabalho e inovações trazidas pelas tecnologias para museus.

O encontro contou com a presença do secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão; Gislaine Oliveira, secretária-adjunta; André Silva, diretor administrativo; Alessandra Almeida, diretora executiva e a Gerente de Desenvolvimento Institucional do Museu, Caroline Nóbrega.

No dia 21 de novembro de 2023, durante a redação deste texto, nenhuma novidade a respeito do tema foi compartilhada pelas autoridades competentes. Enquanto a nova não chega, resta aproveitar as boas lembranças. 

 

Compartilhe essa publicação

Leia mais