Fala Mamãe

Juliana Rodrigues

Maternidade
Maternidade
Maternidade
Maternidade

Meu nome é Juliana Rodrigues, sou aluna de Jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e autora do blog “Fala Mamãe”. A plataforma é focada nas maternidades adoção tardia, barriga solidária e mães solos. Essas três maternidades foram escolhidas por causa da relevância delas comprovadas em várias pesquisas que apontam que milhares de mulheres utilizam essas maneiras para crescer a família.

De acordo com uma matéria publicada no site da BBC News Brasil em 2022, o Cryos International, um dos maiores bancos de esperma no mundo, indicou que mais de 50% das mulheres que usam os doadores para engravidar queriam ser mães solos. Segundo o jornal Estadão, mais de 42.500 pessoas estão na fila de espera para adotar no Brasil, mas mais de cinco mil crianças e adolescentes aguardam a adoção.

Conforme a matéria do site Origen, que utilizou o dado da Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% dos casais em idade reprodutiva têm dificuldades para engravidar. Quando essa situação acontece, eles optam pelas reproduções assistidas, na qual uma delas é “barriga solidária”. Este procedimento é realizado por pessoas heterossexuais ou homossexuais e por solteiras que sonham ter filhos biológicos. Além do termo anterior, outros nomes mais conhecidos desta maternidade são “barriga de aluguel”, “útero de substituição”, “gestação de substituição” e “cessão temporária de útero”.

O blog traz os relatos das mães e famílias dentro destas maternidades, entrevistas com especialistas das áreas de psicologia, reprodução assistida, Direito, Serviço Social, entre outras. Esses conteúdos estão em formatos de áudio, vídeo ou por escrito. Não tem nenhum blog sobre essas três maternidades em Ribeirão Preto e região que tem essas matérias nestes modelos. Você encontra o “Fala Mamãe” nas redes sociais Instagram, os vídeos no Youtube e o podcast no Spotify para curtir, compartilhar, comentar, assistir ou ouvir em qualquer lugar.