Tik Blog

Rodrigo Trindade

Comunicação
Comunicação

O Jornalismo é uma das matérias mais voláteis que já se obteve o conhecimento. No decorrer de décadas, o mesmo se viu alternando entre diferentes canais midiáticos, como o rádio, televisão e, mais recentemente, a internet e as redes sociais.

A última grande tendência a dotar de trabalhos jornalísticos é a plataforma TikTok, que entrega entretenimento e informação para o público. Levando em conta a popularidade do aplicativo, eis que o presente Blog foi criado.

Portanto, eu apresento o TikBlog, nome cuja referência dispensa apresentações. O website foi criado pelo autor que vos fala, Rodrigo Trindade, com o objetivo de analisar as peculiaridades do TikTok, enquanto uma plataforma em que se apresentam, mesmo que em uma minoria, conteúdos jornalísticos. O que será aqui exposto servirá como uma análise bem-vinda de como a plataforma entrega notícias factuais e pautas frias ao público, mesmo que tais conteúdos não se encaixem nas diretrizes e éticas conhecidas do Jornalismo.

No TikBlog, eu te convido a uma reflexão sobre a qualidade dos conteúdos informativos postados em uma das principais plataformas do mundo. Aqui serão usados como exemplo alguns dos principais disseminadores de informação presentes no TikTok, assim fazendo uma análise prática de como os mesmos lidam com as notícias que compartilham na plataforma, se há uma ética e algum trabalho investigativo ou não. À medida que o veredito final for pautado no TikBlog, será possível ter a compreensão do nível das fontes que grande parte do país possui fácil acesso, se tratando de uma das plataformas mais utilizadas em 2023.