Música

Filme ‘Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo’ escancara a realidade periférica brasileira e emociona espectadores

Uma das estreias mais esperadas da plataforma de streaming Netflix para o ano de 2022 foi o filme ‘Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo’, dirigido por Juliana Vicente. A produção documental retrata a trajetória musical do Racionais Mc’s, considerada por muitos, como o melhor grupo de rap brasileiro de todos os tempos. Do início ao fim da obra, você tem a oportunidade de viajar e se emocionar com as histórias contadas por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, que acumulam cerca de 30 anos de jornada dentro do cenário do Rap no Brasil.

Apesar de serem ouvidos por todo o país e ter conquistado o público de diversas camadas sociais, o Racionais mostrou que, diferentemente de muitos artistas nacionais que apenas se preocupam em agradar a todos, seguindo os padrões fornecidos pela cultura de massa, a forma mais importante e justa de reagir diante à injustiças, preconceito e violência é levando informação, conscientização e representatividade até às pessoas menos favorecidas pelo sistema.

Durante o desenrolar da trama, é possível conhecer as referências e histórias por trás de discos de sucesso do grupo, um fator, que em minha opinião, mostrou mais a essência e objetivo do quarteto, já que você consegue entender melhor o que a foto de capa de tal álbum significa ou o que os versos de determinadas músicas quiseram passar de ensinamento para quem está ouvindo aquele som. 

Apesar do roteiro do documentário ser mais básico, ele te relembra a todo momento a importância e influência do Racionais e do rap brasileiro, que tem o privilégio de escancarar, sem nenhum pudor, a realidade de pessoas negras e periféricas.

Compartilhe essa publicação

Leia mais