Cotidiano

Se essa rua fosse sua!

Entenda mais sobre a essência do blog que busca unir jornalismo e história

Utilizada tradicionalmente em cantigas de roda, a música “Se essa rua fosse minha” é uma canção popular brasileira, considerada também uma música infanto-juvenil.

Criada por um autor desconhecido em homenagem à Princesa Isabel no século XIX, a música carrega em seu corpo três estrofes, tendo oito versos em cada.

A cantiga retrata a história de uma rua e, nesse viés, faz uma reflexão de como a rua seria se ela tivesse um determinado dono. Nesse sentido, o blog segue a linha editorial de revelar e reconhecer os motivos que levaram cada via de Ribeirão Preto a receber determinada nomeação. Investigando os mistérios e o enredo que percorre os ladrilhos por trás das trilhas.

Formado por uma população estimada em 700 mil habitantes, o município de Ribeirão Preto (SP) é considerado referência econômica para as cidades vizinhas.

Saiba mais:

Com um forte desenvolvimento no campo e na área industrial, a cidade é destino de pessoas que buscam maiores oportunidades de vida, por meio do trabalho e do estudo.

Possuidor de uma vasta opção de espaços de lazer, o município composto por ruas e por praças espalhadas, com mistérios e histórias escondidas.

Diante da alta incidência da desigualdade no município, o “Se essa rua fosse minha” veio para suprir parte da história.

Hoje, parte da população desconhece os fazeres que englobam o ato de cidadania, devido a isso não se questionam ou procuram saber o significado da nomenclatura que a rua da sua própria casa contém.

Do mesmo modo, inspiradas na cantiga, unimos histórias e marcos que carregam em nomes não só feitos, mas também personalidades.

Assim sendo, esses homenageados integraram a população ribeirãopretana, deixando um legado vivo na memória de quem aqui ainda vive.

Compartilhe essa publicação

Leia mais