Ruas de Ribeirão Preto, que carregam o nome de mulheres!

Evidenciando a importância de conteúdos multiplataformas, o “Se essa rua fosse minha” trouxe em formato de vídeo três ruas de Ribeirão Preto que carregam nome de mulheres.

Interligando toda a extensão e extremos de um município, as ruas são caminhos públicos percorridos diariamente por milhões de pessoas. Democráticas, permitem que muitas histórias e cruzem, se tornando cenários de variadas lembranças.

Mas você já parou para de fato observar uma rua? Seus pequenos detalhes, como o nome que carrega e a história por trás dele? E quantas delas tem o nome de mulheres?

Com uma população estimada em 720.116 habitantes, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021. O município de Ribeirão Preto (SP) é considerado referência econômica para as cidades vizinhas.

Apesar do desenvolvimento da cidade, Ribeirão Preto ainda lida com reflexos do machismo estrutural, assim como a maioria dos municípios. Esse machismo pode ser notado ao compararmos a quantidade de ruas, avenidas e rotatórias que referencial homens e a quantidades de vias que homenageiam mulheres.

Por isso no vídeo de hoje você vai conhecer três mulheres que marcaram a história e que por isso foram homenageadas com ruas que carregam o nome delas.

Confira também – Entrevista com a historiadora Nainora Maria Barbosa de Freitas

Veja um pouco da análise feita pela historiadora Nainora Maria Barbosa Freitas sobre os nomes escolhidos para homenagearem as mulheres da nossa cidade.

“A gente vê também que parte das vezes as mulheres que são escolhidas para nomes de ruas tiveram que desempenhar algum papel, principalmente social caritativo ou se destacar em alguma área. Assim são professoras nas cidades menores etc. Então é óbvio que esses nomes estão mostrando como é que você ainda não reconhece o trabalho da mulher como um trabalho pontual, como alguém que pode dar uma contribuição grande para a comunidade.”

Compartilhe essa publicação

Leia mais