Negócios

Uma trajetória de sucesso para visionários

O amor pela moda e o desejo de ser independente tornaram Marcela Carvalho empresária
Uma trajetória de sucesso para visionários

O empreendedorismo e o marketing desempenham papéis cruciais no mundo dos negócios, permitindo uma trajetória de sucesso para visionários que desejam transformar suas paixões e visões em empreendimentos de sucesso. Nesta entrevista ping-pong, Marcela Carvalho contará sobre sua trajetória como uma empreendedora de moda que recentemente inaugurou seu próprio atelier na cidade de Cajuru.

Marcela, nos conte sobre sua jornada profissional e como você decidiu entrar no mundo da moda?
M: Eu me apaixonei pela moda na minha infância, quando tinha 6 anos. Tudo começou quando a minha babá me ensinou a cortar tecidos, costurar a mão e fazer roupinhas para minhas bonecas. Fui crescendo e já estava acostumada a fazer as roupinhas, então queria fazer mais coisas para passar o tempo, foi quando eu não podia ver uma tesoura na minha frente que queria cortar tudo. Eu gostava de reformar as roupas, tinha vezes que minha mãe precisava esconder as tesouras da casa para eu não cortar tudo. Eu amava tudo aquilo da criação e sempre comentava que queria fazer moda.

O que a inspirou a abrir seu próprio atelier de moda em Cajuru?
M: Durante a faculdade eu me via meio perdida do que querer fazer quando me formasse, foi então que comecei a fazer o meu tcc e me apaixonei novamente pela criação. Durante o TCC foi necessário criar uma coleção de roupas e escolher tudo, como o tema, nomes, tecidos, cores e também costurar as peças. No final, tem um desfile onde você chama modelos para desfilar com suas peças para os professores, amigos e familiares. Ou seja, foi fazendo o meu tcc que eu relembrei da minha infância onde gostava muito de criar e colocar em prática a costura.

Trilhando uma trajetória de sucesso para visionários

Quais foram os maiores desafios que você enfrentou ao iniciar seu próprio negócio?
M: Acho que um dos maiores desafios foi começar, pois eu já sabia o que eu queria. Eu já tinha desenhado a primeira coleção, já tinha comprado os tecidos e feito as modelagens das peças. Nesse tempo vinha aquele medo de tudo, medo de não dar certo, até que minha mãe me deu um empurrão e falou:”Marcella você já tem tudo agora é só começar, os
tecidos estão lá parados, começa que vai dar tudo certo”

Quando se trata de empreender, a construção de uma marca é essencial. Como você desenvolveu a marca do seu atelier?
M: O nome da minha marca é Mazá Atelier, ele foi criado em junção do meu nome e da minha tia avó Zazau que é uma grande inspiração de pessoa para mim. No começo eu estava focada em fazer minhas coleções baseadas nos estilos de roupas que eu gostaria de vestir e ver as pessoas usando também. Com o passar do tempo além das minhas coleções eu também comecei a fazer peças sob medida, pois são peças únicas do jeito que as clientes escolhem e do tamanho da simetria de seus corpos.

Gerenciar um negócio envolve muitas responsabilidades, desde design, produção, vendas, gerenciar custos e até mesmo marketing. Como você lida com todas essas responsabilidades?
M: Desde o início eu trabalho sozinha e tenho todas essas responsabilidades nas minhas mãos, confesso que não é fácil ter que fazer tudo e mais um pouco. Entretanto é um grande prazer pois a cada dia que passo aprendo mais e cresço, como pessoa e como empresa.

Estratégias de marketing e o sucesso

O marketing desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer empreendimento. Quais estratégias de marketing têm funcionado melhor para promover o seu atelier? 
M: No caso do meu atelier como fica em uma cidade pequena, a melhor maneira que uso as estratégias é na rede social instagram. No instagram posto stories do meu dia a dia no trabalho, mostro o que faço e as vezes até como faço as peças. Então, assim as pessoas vão seguindo, me chamam e me indicam para amigos e familiares.

Para aqueles que estão interessados em moda e empreendedorismo, quais recursos você recomendaria para ajudá-los a desenvolver uma trajetória de sucesso como visionários, juntamente com habilidades?
M: Eu indico a faculdade de moda para quem está em dúvida de qual das áreas seguir ou realmente quer vivenciar como é a história da moda. Agora se a pessoa já sabe o que quer, como a minha área de criação é costura, eu indico o curso que eu fiz por fora da faculdade, curso de corte e costura que fica em Ribeirão preto e se chama Karini Prates atelier escola.

 

 

Iniciar um negócio muitas vezes pode gerar receio, principalmente sobre quando começar, como começar e o que fazer primeiro. Com a história de Marcela, é possível entendermos que o importante é seguir o seu sonho e estudar a respeito. No mercado existem muitos profissionais dispostos a ensinar sobre administração/estratégias, é sempre interessante ficar atento as novas possibilidades e aprendizados.

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje!

Until Next Time!

Compartilhe essa publicação

Leia mais