O que é a F1 Academy?

F1 Academy Marta García

A categoria 100% feminina, F1 Academy, é um projeto da Fórmula 1 para incentivar e apoiar pilotos mulheres

A F1 Academy surge como resposta após a W Series, antiga categoria feminina, ter que encerrar sua temporada por falta de incentivo financeiro. A Liberty Media, responsável pela F1, fundou o projeto com o objetivo de incentivar mulheres pilotos desde a base. 

O automobilismo é um dos esportes com menor inclusão de gênero atualmente. Um dos questionamentos mais comuns de quem começa acompanhar o esporte é “por que não existe mulher piloto na Fórmula 1?”, a resposta para a pergunta é longa, e esbarra em uma cultura mundial machista que é resistente a mulheres em esportes, tidos como masculinos.

De acordo com a organização More Than Equal, no mundo apenas 13% dos pilotos de kart são mulheres. No Brasil, o número consegue ser ainda pior: apenas 3% de todas as carteiras de pilotos profissionais no país são mulheres, segundo levantamento da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Para ter uma mudança efetiva no acesso ao esporte é preciso ter um incentivo, desde a base do automobilismo. Em 2022, a WSeries era a categoria feminina que era suporte da F1 no calendário, mas durou apenas três temporadas, já que no ano passado teve que encerrar o campeonato faltando algumas etapas por falta de apoio financeiro.

 W Series

A diferença da WSeries com a F1 Academy são várias, mas principalmente no plano de apoio para as pilotos que chegaram a categoria e algumas ainda na base, como kart. Além disso, com o patrocínio da própria Fórmula 1 é díficil que tenha o mesmo fim que a WSeries.

A F1 Academy teve sua primeira temporada em 2023, com apenas a etapa final do campeonato acompanhando a Fórmula 1. Foi anunciado então que em 2024 o calendário irá seguir a F1, o que é muito importante para uma categoria de base já que consegue aproveitar a estrutura e trazer mais visibilidade para as pilotos.

Como funciona a F1 Academy?

F1 Academy Marta García
Marta García campeã da F1 Academy 2023

A F1 Academy tem 5 equipes com 3 pilotos. As atletas precisam ter até no máximo 25 anos no início da temporada. A campeã da temporada não pode correr na F1 Academy no ano seguinte, mas a categoria investe na carreira da piloto campeã para que ela chegue em outras categorias de base.

Durante o final de semana de GP a F1 Academy tem três corridas, sendo duas realizadas no sábado e a última no domingo. E são duas classificações e dois treinos livres.

A primeira classificação é para determinar o grid da corrida 1, a segunda classificação ocorre ainda no sábado e define a ordem de saída para a corrida 3 no domingo.

O diferencial na corrida 2 reside na inversão do grid em relação à classificação obtida na primeira sessão de qualificação no sábado. Isso significa que os pilotos que não tiveram um desempenho tão forte na primeira corrida ganham a oportunidade de largar na frente na segunda prova. O grid é invertido a partir da 8° classificação.

Em termos de duração, as corridas 1 e 3 são mais longas, com 30 minutos e uma volta. Já a corrida 2, mais curta, com apenas 20 minutos + uma volta de duração.

A distribuição de pontos segue a tradição da F1, com as provas mais longas recompensando os pilotos até a décima posição, enquanto a corrida mais curta concede pontos apenas até a oitava posição. Além disso, dois ponto para as pole-positions. Um ponto extra para a volta mais rápida. 

Compartilhe essa publicação

Leia mais