Lautaro Martínez VS os que assistem jogos a cada quatro anos

Lautaro Martínez, atacante da Inter de Milão e da seleção argentina.
Após a Copa do Mundo, para muitos o atacante argentino, Lautaro Martínez, não passa de mais um qualquer ou até mesmo de baixo nível por passar a competição em branco e abaixo do rendimento, mas a verdade é que o desempenho em seu clube prova totalmente ao contrário.

Para muitos, após a Copa do Mundo do Qatar em 2022, que sim, não é um desempenho que nem o próprio atacante da Inter de Milão, Lautaro Martínez deve gostar de lembrar. O atacante argentino e campeão mundial não passa de um “bagre”, termo que muitos usam para jogadores limitados. Essa conversa destoa totalmente do atacante de 26 anos, e não é porque passou uma competição de sua carreira em branco e com lances que normalmente costuma balançar as redes que mereça tal rótulo.

O início no Racing

Revelado pelo Racing da Argentina, Lautaro chamou atenção da Inter de Milão após suas duas temporadas que realmente atuou em muitas partidas. Lautaro estreou no profissional em 2015, aos 18 anos e em 2016 fez somente quatro jogos, até se firmar na equipe em 2017, aos 20. Ao todo, foram 63 partidas pela La Academia com 27 gols anotados e cinco assistências.

A chegada a Itália

Desde a sua chegada a Internazionale, Lautaro talvez tenha tido um desempenho fora do esperado somente em sua primeira temporada, e que para muitos a adaptação de um atleta a um novo clube e um novo país devem ser relevadas. Em 2018/2019, foram 35 partidas disputadas com nove gols marcados e apenas duas assistências.

A afirmação na Inter de Milão

Desde a temporada seguinte, “El Toro” mostrou toda sua verdadeira capacidade e potencial. Em 2020/2021 foi a temporada em que menos marcou com 19 gols em 48 jogos, mas foi justamente na temporada em que ajudou a equipe a vencer o campeonato italiano, depois de 11 anos sem ganhar a competição. Na temporada anterior, foram 21 gols e cinco assistências anotadas para ele, o que colocou o time na principal competição europeia, a Liga dos Campeões.

Em 2021/2022, ano da Copa, o atacante ajudou a equipe a brigar pelo título e terminar com o vice-campeonato do italiano, além de vencer a Copa da Itália daquele ano. No total, foram 49 jogos, 25 gols e três assistências.

Na última temporada, mesmo com a parada para a Copa do Mundo, levou a Inter a uma final de Liga dos Campeões, algo que não ocorria desde 2010. No entanto, o time foi vice para o Manchester City em jogo que foi para a prorrogação, e terminou na terceira colocação da Série A, além de conquistar mais uma Copa da Itália. Ao todo, foram 57 jogos, com 28 gols marcadoes e dez assistências dadas.

O início na atual temporada

Na atual temporada, a equipe nerazzurri é a líder do campeonato italiano neste momento com 31 pontos, dois a mais que a Juventus, além de já ter conquistado a vaga para as oitavas da Liga dos Campeões no Grupo D, com 10 pontos e dois jogos de antecedência, o time agora compete a liderança do grupo com o time espanhol Real Sociedad. Muito disso é fruto do desempenho do capitão da equipe e artilheiro. São 16 jogos até aqui na temporada entre as duas competições e 14 gols marcados, e uma assistência.

Uma de suas grandes atuações foi quando entrou no segundo tempo na partida contra a Salernitana, no dia 30 de setembro, válida pela quinta rodada da Série A. Lautaro entrou aos dez minutos da etapa final e precisou de apenas 27 minutos para anotar quatro gols. Vão julgar o adversário, o que é sempre de praxe, mas os números da temporada do atual artilheiro do italiano mostram, só não vê quem não quer. Lautaro tem 12 tentos na competição, e recentemente recebeu o prêmio do jogador do mês de Outubro.

Pela seleção mesmo que muitos o julgam, são 52 jogos e 21 gols marcados. Campeão do Mundo e da Copa América e em um ataque onde tem a concorrência de Julián Alvarez, atacante do Manchester City, Dí Maria, do Benfica e um tal de Lionel Messi.

Avaliar por uma competição sempre será um erro, e negar que Lautaro é um dos centroavantes do futebol mundial acima da média, é inegável.

Compartilhe essa publicação

Leia mais