Cinema

Tecnologia IMAX: O que é e como funciona?

Amada por diretores como Christopher Nolan, a tecnologia IMAX aumenta mesmo a imersão?
Fachada de cinema IMAX

O que é a tecnologia IMAX? O que faz com que alguns filmes sejam tão envolventes que parecem nos levar para dentro da história? Neste post, o Sem Radar te explica.

Em alguns casos, a tecnologia IMAX oferece uma experiência cinematográfica única, com imagens e sons de alta qualidade. O IMAX não se limita a aumentar o tamanho da tela; ele amplia a sensação de imersão. Com equipamentos de projeção e som avançados, essa tecnologia supera as limitações das telas convencionais. Além disso, películas desse tipo têm uma resolução e uma nitidez excepcionais, que permitem ver cada detalhe com clareza.

Mas como o IMAX consegue esses efeitos impressionantes? Uma das razões é o uso de câmeras especiais, que capturam imagens em uma escala épica. Sendo assim, as câmeras IMAX são consideradas algumas das mais avançadas do mundo, capazes de gravar em 2D e 3D, com uma resolução de até 18 mil pixels. Porém, elas são tão grandes e pesadas que precisam de um suporte especial para serem transportadas.

Outra razão é o processo de projeção, que utiliza películas de 70 mm, muito maiores do que as usadas nos cinemas convencionais. Essas películas permitem uma maior qualidade de imagem, com cores mais vivas e contrastes mais nítidos. O IMAX também se adaptou à revolução digital, desenvolvendo projetores que combinam a película com a tecnologia digital, permitindo uma maior flexibilidade na exibição de filmes e outros conteúdos.

Quem costuma usar a tecnologia IMAX?

Um dos diretores que ama utilizar essas câmeras é Christopher Nolan, o que permite capturar imagens em uma escala épica e imersiva. Com isso, Nolan foi o primeiro diretor a usar parcialmente as câmeras IMAX 70mm em um filme de grande orçamento, O Cavaleiro das Trevas, e desde então ele tem usado cada vez mais esse formato em seus projetos, como A Origem, Interestelar, Dunkirk e Tenet. Nolan afirma que essas câmeras são um portal para um nível de imersão que não se pode obter de outros formatos.

Outros diretores que também são fãs do formato são James Gunn, Michael Bay, Denis Villeneuve e J.J. Abrams. James Gunn fez o filme inteiro de O Esquadrão Suicida com câmeras digitais certificadas pela empresa, buscando uma qualidade de imagem e som incomparáveis, enquanto Michael Bay foi o pioneiro no uso de câmeras menores, que facilitam o transporte e a movimentação, em seus filmes da franquia Transformers, que possui algumas enormes bilheterias. Já Denis Villeneuve filmou Duna especificamente para o formato IMAX, usando uma combinação de câmeras que expandem a proporção da tela em algumas cenas.

Veja+

O impacto da fotografia no Cinema com Sabryna Murali

Compartilhe essa publicação

Leia mais