Autocuidado

Os benefícios do autocuidado

Os cuidados vão além do estético, o combo de amor e acolhimento consigo mesma fica completo

Dedicar um tempo pra si é colher amor, segurança e autoestima

O autocuidado vai além do skincare, estilo e cuidados com o cabelo. Cuidar de si implica dedicar um tempo para lidar com as suas emoções e sentimentos. Portanto, separar um momento para perceber quais são as suas necessidades é essencial.

Aliados a essas questões, estão os cuidados externos, os hábitos físicos que, de forma inconsciente, alimentam a alma. Manter uma rotina de beleza, reservar um tempo para se olhar no espelho e se acolher da forma que se sente bonita, pode enriquecer o psicológico e fortalecer as emoções.

Esse conjunto de ações pode oferecer uma melhor qualidade de vida para si mesmo. Cuidar da autoestima, do corpo e do psicológico traz um combo que pode ser espalhado na vida profissional, intelectual e até nos relacionamentos.

 

No artigo “Autocuidado: O que é e porque é tão importante“ do portal Beleza Natural, a psicóloga Kelly Lopes separou algumas dicas de beleza e autocuidado.

Acompanhe algumas dessas dicas enriquecedoras:

  • Priorizar uma boa noite de sono
  • Praticar exercícios físicos
  • Permitir-se sentir emoções
  • Organizar um cronograma respeitando seus limites
  • Frequentar terapias
  • Evitar excesso nas redes sociais
  • Frequentar lugares agradáveis
  • Estar em boas companhias

Fica claro que os cuidados vão além do estético; o combo de amor e acolhimento consigo mesma fica completo. No artigo “Reflexões Sobre As Práticas De Autocuidado Realizadas Por Psicólogos” de Luanna Pereira de Lima Carvalho Xavier e Mônica Ramos Daltro, elas falam sobre o conjunto saudável desse universo.

“O indivíduo psiquicamente saudável seria aquele que consegue mobilizar seus recursos internos, sejam eles emocionais ou cognitivos, e os recursos ofertados pelo ambiente no qual ele está inserido. Ou ainda, esse indivíduo poderá reconhecer o que lhe é necessário para lidar de forma saudável com as demandas daquele momento, utilizando-se da psicoterapia como instrumento para seu desenvolvimento.”

 

Compartilhe essa publicação

Leia mais