História

PRA-7: da primeira rádio aos dias atuais

Em 1924 surgia em Ribeirão Preto, a sétima rádio do país e a primeira do interior a fim de revolucionar a realidade da época
Foto da fachada da PRA-7, também conhecido como Palácio da Rádio

A força da rádio em Ribeirão Preto teve início em dezembro de 1924, quando a PRA-7 foi ao ar pela primeira vez com uma programação artística e educacional. Mas foi só em 1956 que a rádio ganhou seu próprio espaço.

Mais uma vez entrando para a história uma vez que foi a primeira emissora com um espaço destinado apenas para acomodar uma emissora de rádio, o chamado “Palácio do Rádio”.

Lá passaram nomes atualmente muito conhecidos como Moacyr Franco e Lima Duarte. Além de ter tido grandes nomes associados a sua história, a PRA-7 possibilitou que o cenário radiofônico da região crescesse.

A História

O jornalista Jairnei Caparelli afirma que “o rádio foi um veículo de comunicação de massa, transformador por si só”. De lá pra cá a rádio sofreu diversas alterações com os avanços tecnológicos e a globalização, esses avanços fortaleceram com novos formatos de fazer jornalismo.

Há quase 100 anos o surgimento da primeira rádio no interior do Brasil viria transformar os meios de comunicação. Para Caparelli, os jornalistas e a rádio tiveram apenas de se adaptar às mudanças, ele também afirma que essas mudanças tecnológicas vão continuar acontecendo, mas não vão matar a rádio.

Ponto de Vista

A jornalista da Rádio Clube, Raquel Ribeiro, explica que essa evolução na verdade auxiliou o universo da rádio com novos equipamentos que aumentaram a qualidade de som e imagem, por exemplo.

“Essas alterações globais, trouxeram ao veículo junto com a nova geração, um aumento de números positivos de conhecimento e evolução. O jornalismo no rádio, caminha junto com a tecnologia, com a evolução das mídias e contribui com elas”, explicou Raquel.

Esses fatores permitiram que alguns públicos começassem a acessar as rádios on-line, isso tudo sem perder uma série de outros públicos. Bem como pessoas de baixa renda, que nem sempre possuem condições utilizando apenas das rádios e algumas vezes da televisão.

Mudanças proporcionadas pela globalização viraram um grande instrumento para o jornalismo, as tecnologias são usadas a favor da informação de qualidade. Raquel exemplifica que a tecnologia proporcionou para rádio avanços como transmitir um áudio em tempo real sobre uma matéria

Não esqueça de acompanhar o instagram para ficar por dentro de tudo que sai aqui no blog “A Voz do Rádio”.

 

Compartilhe essa publicação

Leia mais