Olá,
Meu nome é Eduardo Nazaré, sou químico e estudante de jornalismo. Muitos me perguntam por que não segui carreira com minha formação de químico, já que fui formado na USP, mas a mesmice da rotina no laboratório não era o que eu queria fazer para o resto da minha vida. Com o gosto pela ciência e uma vontade reprimida de cursar jornalismo na adolescência, encarei uma segunda faculdade.
No início a ideia era falar de esporte, já que me achava entendido no assunto. Porém, logo no primeiro ano de jornalismo, surgiu a oportunidade de um estágio no Jornal da USP, um dos maiores portais de divulgação científica do Brasil. Lá, com um leve empurrãozinho dos meus tutores jornalistas, pensei: por que não juntar minhas duas formações e divulgar ciência? Foi nesta oportunidade que descobri o que poderia fazer. Mais do que divulgar ciência, aprendi que é preciso vulgarizar a ciência, e isso não é o que está pensando…
Afinal, o que é vulgarizar ciência?
Vulgarizar, do dicionário, significa tornar bastante conhecido; divulgar; popularizar. Em outras palavras, a ideia deste blog é traduzir a ciência, tornando-a acessível à população. Desta forma, acredito ser possível compartilhar o conhecimento, fazendo com que o leitor compreenda a importância da ciência nas mais diversas áreas.
Aqui você encontrará conteúdos sobre descobertas recentes do mundo científico, entrevistas com especialistas e a vulgarização do que está sendo pesquisado e publicado em revistas científicas. Tudo com uma linguagem acessível, explicando como os avanços científicos podem impactar o seu dia a dia.