Moda

A volta da minissaia

Com diferentes modelos e estilos, peça se tornou considerada versátil e está entre as preferidas das brasileiras

Ao longo dos anos, a minissaia vem ditando moda. Seja no cinema, na televisão, em shows ou pelas ruas, a peça mostra o seu poder ao compor looks cheios de personalidade. Como quase tudo nesse setor é cíclico, as minissaias, que andavam meio sumidas, voltaram com tudo em 2022. “Após a coleção Primavera/Verão 2022 da MIU MIU, a minissaia teve uma releitura ousada”, afirma a consultora de imagem Isabela Coelho.

 Além disso, a tendência dos anos 2000, o Y2K style, que entrou para o mundo fashion para ficar, acolhe as minissaias, expondo, mais uma vez, um motivo para a alta desta peça. “Sem dúvida, essa é uma das peças mais amadas pelo público feminino, principalmente pelas brasileiras”, declara a docente de moda Juliana Bononi. 

Segundo a especialista, o auge da tendência foi no início da década de 60. Neste período, a minissaia representou a liberdade das mulheres da época. “Várias são as histórias em torno de sua origem. Alguns estudiosos atribuem sua criação à Mary Quant, em Londres, mas o a moda surgiu nas ruas. A estilista apenas adaptou o modelo de acordo com o gosto das clientes. A peça ficou comumente conhecida e sua popularidade foi atribuída ao estilista francês André Courrèges”, explica Juliana.

Isabella complementa lembrando que, quando criada, a minissaia foi considerada ousada e era malvista na sociedade. “Com o tempo, as mulheres passaram a adotá-la no visual. A minissaia passa uma imagem mais jovial, sexy e casual”, descreve. 

Compartilhe essa publicação

Leia mais