Para uma matéria ir ao ar nos jornais ou em qualquer outro programa de TV, é preciso de um trabalho anterior intenso e cuidadoso. Para isso, os produtores, como são chamados nas redações, exercem a função de sugerir pautas, encontrar personagens, checar as informações, reunir dados e dar ao repórter o maior número possível de informação para a gravação daquela matéria.
Para falar mais sobre o tema, o blog Jor no OFF convidou a repórter e produtora Patrícia Bonelli, jornalista da EPTV Ribeirão Preto. Confira a entrevista!
O que faz um produtor de televisão em matérias factuais?
Antigamente, quando eu comecei, eu fazia todo o trabalho de apuração de uma notícia na rua, isso é trabalho do produtor. Perguntar para a autoridade o que aconteceu, conversar com uma testemunha, ver se tem câmera de segurança.
Agora, quando eu voltei para a produção, ela está com uma cara um pouquinho diferente. As rondas [checagem do que aconteceu na região] são feitas só por telefone, por sites e a gente recebe muita coisa pelo celular.
Hoje, a base do trabalho da produção é pelo WhatsApp da EPTV, ali chega acidente, casos de violência, sugestão de pauta e a partir daí a gente vai checar, se é um caso de polícia você fala com a Polícia Civil, caso de maus tratos animais, você checa com a zoonose, então depende do que chega.
E no caso de matérias ‘frias’, aquelas que não têm uma data certa para irem ao ar?
Depois de a sugestão ser aprovada, a gente começa a produzir, junto com o chefe pensamos em quem seriam possíveis fontes. Vou dar o exemplo de uma pauta que eu fiz sobre a rota de vinhos aqui na região.
A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo fez uma rota do vinho e em uma das regiões incluídas é a da rota da Alta Moagiana. A gente já tinha então um vídeo do Secretário de Turismo, eu precisava de mais uma vinícola, fui conversando com as assessorias e descobri uma que foi percursora aqui na região. Eu marquei e a TV foi lá, fez imagens e fez a matéria.
Quais são as principais dificuldades do produtor?
Quando a gente marca uma pauta, a gente marca pensando em uma coisa, pelo o que você conversa com a pessoa, mas na hora que o repórter chega o cenário é outro. Então a gente tem que ter esse cuidado, principalmente em relação às imagens que vão ser feitas, falando de TV em especial.
Muitas vezes, você como produtor tem pouco tempo para produzir uma pauta, é muito rápido, então você tem que achar algum especialista ou personagem muito rápido.
Quais diferenciais um produtor deve ter?
Acredito que o principal é a insistência. Insistência e persistência, principalmente quando você precisa checar alguma coisa, se você não persistir, porque quase nunca na primeira fonte você vai conseguir chegar, então você vai ter que persistir. Você tem que ter jogo de cintura para convencer a pessoa e conseguir checar aquela informação.