Minha história com o jornalismo

Abrir um portal de notícias assim que chega ao trabalho, ligar o jornal no horário de almoço e reunir a família na sala aos domingos para assistir a uma matéria especial são hábitos comuns dos brasileiros, ou até mesmo de pessoas de todo o mundo. A busca por informações é inerente ao ser humano, seja para se sentir pertencente a um grupo, para entender a política do seu país, acompanhar seu time do coração ou estar por dentro das tendências da moda.

Mas você já parou para pensar no caminho que a notícia percorre? Como aquela manchete foi parar no topo da página? Como aquele repórter conseguiu aquelas informações? O apresentador do jornal sabe tudo o que vai acontecer antes de entrar no ar? Os bastidores do jornalismo sempre me intrigaram, seja nos grandes portais, nas redações ou na produção de um telejornal.

Meu nome é Ana Beatriz, sou formada em Direito e atualmente aluna do curso de jornalismo e estagiária do g1 Ribeirão Preto e Franca. Trabalho no mesmo local onde funciona a EPTV, emissora afiliada da TV Globo, e desde o primeiro dia me encantei por aquele universo. Descobri na prática que, para um jornal ir ao ar, é preciso de um trabalho em conjunto. A equipe é composta por produtores, repórteres, cinegrafistas, editores de texto e vídeo, apresentadores, câmeras, entre muitos outros profissionais.

Da mesma maneira, funcionam os portais, com um trabalho em conjunto de checagem, apuração, reuniões de pauta, sugestões de títulos e muita troca de informações. Meu papel aqui é mostrar o caminho da notícia até chegar a você, leitor, telespectador ou ouvinte, não importa a forma como você consome o conteúdo jornalístico. Aposto que a notícia vai se tornar ainda mais interessante depois de entender seus bastidores.

 

Compartilhe essa publicação

Leia mais