As eleições municipais de 2024, para a escolha de prefeito e vereadores, é um momento crucial para o futuro de todo o país. Nesse contexto político e social, a imprensa no geral assume certo protagonismo ao veicular notícias, debates, pesquisas de intenção de voto e temas relacionados às eleições.
Este ano como estagiária do portal g1 Ribeirão Preto e Franca, tive o prazer de acompanhar toda a corrida eleitoral de diversas cidades da região. Trabalhei desde o registro da candidatura oficial no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contato com assessores, bastidores de debate e também no domingo do primeiro turno, realizado no dia 6 de outubro.
Durante todo esse período, percebi o trabalho sério e incansável de todos os jornalistas e aprendi na prática sobre imparcialidade, jogo político e compromisso em levar a verdade com uma checagem aprofundada em sites oficiais. No dia do primeiro turno, fui às ruas e presenciei de forma atenta o valor de cada, como não tinha visto antes apenas como eleitora.
Tive o prazer de contar histórias, divulgar resultados em primeira mão em um trabalho quase que robótico de atualização da página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde são exibidos os votos de cada candidato. Foi uma primeira experiência marcante e pretendo viver mais vezes esse momento da democracia brasileira pela qual tenho um grande apreço e respeito.