O mês de outubro é muito especial para o futebol de Ribeirão Preto (SP), já que marca o aniversário do Comercial Futebol Clube e do Botafogo Futebol Clube, protagonistas do clássico Come-Fogo.
Fundado no dia 10 de outubro de 1911, o Alvinegro surgiu em uma reunião entre os comerciantes da cidade, que decidiram instituir um time de futebol, em um período que o local vivia a expansão do café, commodity responsável por grande parte da economia brasileira.
Posteriormente, em 12 de outubro de 1918, é fundado o Botafogo Futebol Clube, fruto da fusão entre o União Paulistano, o Ideal Futebol Clube e o Tiberense, times do bairro da Vila Tibério, um dos mais tradicionais de Ribeirão Preto, em um ano conturbado pela pandemia da Gripe Espanhola.
O Comercial tem o Leão do Norte como uma de suas denominações, devido à uma excursão que a equipe fez no Nordeste do país, contra os principais clubes da região, como Sport Recife, Náutico e Santa Cruz, em que os ribeirão-pretanos fizeram sete jogos e voltaram invictos.
Outro apelido bem característico é o Bafo, que servia como insulto por parte dos botafoguenses que xingavam os torcedores do Comercial de “bafudos”, por conta dos dirigentes do clube, que anunciavam contratações de jogadores, mas que não eram verdade. No entanto, os torcedores abraçaram a alfinetada e a adotaram.
Por outro lado, o Botafogo é conhecido como Pantera, mas o apelido tem uma evolução. Inicialmente, o clube era o Pantera da Vila, em alusão ao bairro da Vila Tibério.
Logo depois, se tornou o Pantera da Mogiana, por conta se sagrar Campeão do Interior da 1ª Região, torneio que reuniu os times da região da alçada da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro.
Em resposta ao Bafo, os comercialinos xingavam os botafoguenses de Chulé, por conta do mau cheiro exalado pelas arquibancadas de madeira do Estádio Luiz Pereira, primeira casa do Tricolor, nos dias de chuva. Entretanto, a torcida do Bota não abraçou a chacota.
O Comercial tem como sede o Estádio Palma Travassos, inaugurado no dia 14 de outubro de 1964, que completa 60 anos de existência, o que realça a importância do mês para o Leão do Norte.
Em contrapartida, o Botafogo usa o Estádio Santa Cruz, inaugurado em 21 de janeiro de 1968, para sediar as suas partidas, e o seu aniversário passou a ter um fator a mais, após o dia 30 de junho de 1980, que instituiu o dia 12 de outubro como o Dia de Nossa Senhora Aparecida, que também celebra o Dia das Crianças.