Quando pensamos em veículos elétricos, a primeira ideia que surge é que essa realidade, de carros que não utilizam combustíveis fósseis ou até renováveis, ainda está distante, especialmente no Brasil. Empresas como a BYD (“Build Your Dreams” ou “Construa Seus Sonhos”) e a Tesla — conhecida pela fama de Elon Musk — despertam o interesse do público e mostram que a tecnologia já está presente. No entanto, esses fabricantes são frequentemente associados a preços altos, o que reforça a ideia de que os veículos elétricos estão fora do alcance da maioria.
Essa percepção não é falsa. Atualmente, o modelo mais barato da Tesla, um sedã médio sem piloto automático, disponível no Brasil, custa a partir de R$389.000. Seu principal concorrente, o sedã elétrico BYD, parte de R$296.800. Esses valores são duas a três vezes superiores aos de um carro popular 0 km no país, que gira em torno de R$90.000. Embora esses preços ainda sejam inacessíveis para a maioria dos brasileiros, a presença dessas empresas no mercado elétrico tem contribuído para a diversificação dos preços, além de popularizar a marca e abrir espaço para concorrentes, o que pode resultar em uma mudança nas tabelas de valores.
Demanda e manutenção
Outro ponto a ser considerado é que os veículos elétricos demandam menos manutenção, já que não possuem motores a combustão, eliminando a necessidade de trocas mecânicas frequentes. Entretanto, para que essa tecnologia se torne viável, é necessário ter uma infraestrutura adequada. Nesse sentido, o Brasil tem feito avanços. Em agosto, o país ultrapassou a marca de 10 mil pontos de recarga para carros elétricos e híbridos plug-in, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com base em dados da empresa Tupi Mobilidade. Apenas no último mês, foram vendidos 13.265 veículos leves eletrificados, entre elétricos puros, híbridos plug-in, híbridos convencionais e micro-híbridos.
No cenário global, a tecnologia dos veículos elétricos está ganhando ainda mais destaque. A Uber, principal empresa de mobilidade por aplicativo, revelou que cerca de 180 mil veículos elétricos já estão em operação no mundo, com a meta de utilizar apenas carros elétricos até 2040. A empresa firmou uma parceria com a BYD para incorporar cerca de 100 mil novos veículos elétricos à plataforma. Além disso, motoristas da Uber terão acesso a condições especiais de preço e financiamento na compra ou locação de um carro elétrico da BYD. Com isso, em breve será comum ver veículos elétricos circulando pelas ruas ou até mesmo solicitar um por aplicativo. A expansão dessa tecnologia pode acelerar o desenvolvimento do mercado e contribuir para um mundo com carros mais econômicos e sustentáveis.