A apenas 20 km de Ribeirão Preto, a Vinícola Biagi é uma ótima opção de turismo enogastronômico, proporcionando uma experiência diferenciada no interior paulista. Fundada em 2023, o projeto nasceu do sonho do empresário Luiz Biagi, após uma visita a outras vinícolas no Estado de São Paulo, que o inspirou a plantar uvas viníferas na Fazenda Cravinhos, localizada na cidade de mesmo nome. A propriedade conta com 12 hectares de vinhedos, as variedades Moscato Giallo, Nebbiolo e Sangiovese começaram a ser cultivadas em 2019, com a primeira safra colhida em 2022.
“Eles estão de parabéns, é a primeira vez que eu venho e espero voltar. Achei o lugar especial, estão começando muito bem e com certeza vai ser um sucesso,” elogia Maria Ângela Giongo, professora aposentada.
Degustação Harmonizada
Além das belas paisagens, a Vinícola Biagi oferece tours guiados pelos vinhedos, seguidos de degustações harmonizadas. Aos sábados, a programação começa a partir das 17h, com opção de jantar em três tempos, que começa às 19h, em um ambiente sofisticado e climatizado na osteria. Já o wine bar, localizado no deck com vista para o lago, é uma excelente escolha para quem prefere petiscos preparados pela chef Beatriz Nomellini, com tábuas de frios e charcutaria que combinam com os vinhos.
Aos domingos, a vinícola abre suas portas a partir das 10h para o tour guiado e a degustação harmonizada, seguidos de almoços especiais na osteria, que começam às 12h30, sempre mediante agendamento.
“Gostei tanto da parte histórica quanto das explicações sobre o cultivo, finalizando com a degustação, o que traz um contexto completo à experiência,” comenta Tatiana Pereira, engenheira de alimentos.
A qualidade do atendimento também tem impressionado os visitantes. A enóloga da vinícola, Lara Simioni foi elogiada por oferecer uma experiência de degustação e explicações diferenciadas.
“Muito interessante as explicações da Lara, são excepcionais, no tempo certo, sem ser cansativo, o guia que ela deu é maravilhoso. Realmente me impressionou, e olha que eu já participei de várias degustações, inclusive recentemente na Austrália,” diz Francisco Alcaraz, físico da USP de São Carlos.
A Osteria
Enquanto as uvas são produzidas na própria vinícola, o processo de fabricação ainda está sendo terceirizada na Vinícola Vitacea, em Caldas (MG), até a conclusão da fábrica na Fazenda Cravinhos, prevista para 2025. Entretanto, isso não impediu que o espaço oferecesse uma experiência completa aos seus visitantes. Na osteria, a chef Beatriz Nomellini comanda uma cozinha que promove o conceito de “farm to table”, ou seja, tudo o que é servido vem diretamente da fazenda para a mesa.
“Eu já visitei várias vinícolas no Sul, mas nunca vi uma igual a esta. Gostei muito da forma de apresentação dos vinhos e como harmonizar cada um. Cada dia a gente aprende um pouco mais,” avalia Marcio Antonio Cazu, advogado.
Um Destino Imperdível
A Vinícola Biagi, com sua combinação de vinhos de alta qualidade, hospitalidade calorosa e paisagens de tirar o fôlego, está rapidamente se tornando um destino imperdível para os amantes de vinhos e para quem busca uma experiência única no interior paulista.
Explorando os Vinhos de Ribeirão Preto: Bate-papo com a Enóloga Lara Simioni na Vinícola Biagi
Neste vídeo, o Blog Bora Lá faz uma visita exclusiva à Vinícola Biagi, em Cravinhos na região de Ribeirão Preto, e bate um papo com a enóloga Lara Simioni. Vamos te levar pelos bastidores dessa vinícola incrível, mostrando o processo de produção dos vinhos e as experiências enoturísticas que você pode vivenciar por lá.
Acesse o link e confira:
Unindo sabores: Culinária Ítalo-brasileira
A chef da Osteria da Vinícola Biagi compartilha como consegue harmonizar a culinária italiana com os sabores dos ingredientes brasileiros.