Qual é o principal público do hotel? Há uma predominância de turistas de negócios ou de lazer?
O principal público é empresarial, estudantes e professores, sendo turismo de negócios. A cidade não possui muitos pontos atraentes para predominar o turismo de lazer. A demanda é bem pequena, salvo datas de jogos universitários ou algum evento específico.
A arquitetura Art Deco do hotel se destaca como um diferencial marcante. De que maneira essa característica histórica é explorada para atrair turistas e proporcionar uma experiência única a esse público?
Estamos fazendo vários estudos para cada vez mais atrair novos clientes devido toda a história envolvida em relação Hotel Municipal e juntamente com uma empresa de Marketing estamos resgatando pontos importantes que fazem parte da marca, assim como localização, design, identidade da marca, atendimento, conforto e qualidade. As redes sociais e o site também são ferramentas importantes para este desenvolvimento.
Quais foram os principais desafios para manter a autenticidade histórica do hotel, enquanto se modernizava para atender às necessidades dos turistas?
Acredito que o maior desafio é mostrar à população da cidade e aos turistas que não importa o tempo de construção do prédio, mas sim a valorização que ele tem, pois hoje precisamos quebrar o paradigma de que por ser antiga é velho/ultrapassado.
O hotel tem uma longa história em Araraquara. Existem parcerias com empresas locais ou eventos?
Sim, hoje possuímos alguns parceiros como a Prioriza, SESI, SESC, Uniara, Lojas Montreal, APCD, Unesp, Prefeitura Municipal de Araraquara, entre outros. Em novembro,por exemplo, teremos a Festa Literária da Morada do Sol, onde os convidados ficarão hospedados no Hotel.
Sendo um marco histórico em Araraquara, como o hotel contribuiu para o desenvolvimento econômico da cidade, especialmente em relação ao turismo de negócios?
O hotel vem se preocupando cada vez mais em melhorar a qualidade de seus serviços para que com isso consiga atender cada vez mais sua demanda, funcionários treinados e uniformizados, comunicação com diversas empresas através dos canais de vendas online, pacotes especiais para empresas parceiras, em relação a sua estrutura o hotel contribui hoje com poço artesiano, placa solar, caixas de reutilização da água do ar condicionado para limpeza dos banheiros.
Quais são os planos futuros para o hotel?
O hotel municipal vem passando por uma reforma, tendo uma nova modelagem em seus quartos em relação à iluminação e à pintura, tudo sempre mantendo os traços histórico do prédio, investimento em camas novas, guarda roupa, também sendo construídas novas dependências. O jardim interno coberto será projetado para maior conforto dos clientes, pintura da fachada e toda arte interna.